Carregando...

Notícias

Notícia

10-10-10: como pessoas com alta inteligência emocional usam esta regra para tomar decisões melhores

O método consiste em três perguntas que ajudam a entender como aquela ação afetará a sua vida futura. Veja quais são elas

Você sente que precisa tomar decisões melhores e mais inteligentes? De acordo com Jeff Haden, colunista da Inc., a regra do 10-10-10 pode ser a solução. Em um artigo, ele diz que o método é ideal para quem não está em seu melhor estado emocional e precisa achar motivação para fazer escolhas certas. A prática é creditada à autora e jornalista Suzy Welch, que publicou um livro em que explica a tática.

Para utilizar a regra, faça estas três perguntas antes de tomar uma decisão:

  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 minutos?
  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 meses?
  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 anos?

O objetivo da regra é fazer pensar no longo prazo: essa decisão vai afetar os seus objetivos, sonhos e metas? De que forma? A partir dessa reflexão, você vai entender se essa resolução servirá apenas para te satisfazer momentaneamente ou se ela realmente fará uma diferença positiva no futuro.

Leia mais

Quer tomar decisões mais rápido? Essa prática pode estar sabotando a sua rotina

Segundo a ciência, este truque ajuda a tomar melhores decisões

Ainda segundo Haden, estudos comprovam que pessoas que possuem uma boa visão de como as suas ações no presente afetam o futuro, tendem a ser mais econômicas com o dinheiro, a praticar atividades físicas mais regularmente e a agir com mais ética no mundo profissional e pessoal.

"Quando as pessoas estão melhor conectadas com elas mesmas no futuro, desenvolvem uma habilidade de reconhecer as consequências que as decisões do presente terão no futuro", afirmam os pesquisadores de uma pesquisa publicado no Sage Journals que prova a interferência da conexão presente e futuro na felicidade e na satisfação das pessoas.

A regra pode ser usada em diversas situações, como escolher acordar mais cedo para se exercitar. Em 10 minutos a decisão vai parecer ruim, você vai parecer cansado. Mas, em 10 meses, quando começar a sentir as diferenças no seu corpo e em 10 anos, quando a sua saúde estiver melhor, a decisão parecerá correta.

Consistência é a chave do sucesso no longo prazo.