Carregando...

Notícias

Notícia

MEIs são 59% dos pequenos negócios do estado, e Sebrae promove semana especial para a categoria

De 22 a 26 de maio, evento trará palestras, cursos, workshops e muito mais em todo o estado; meta da instituição é fazer 9.600 atendimentos

Atualmente o número de microempreendedores individuais (MEIs) em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado. Esse e outros importantes dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Sebrae para saber o perfil e identificar as principais necessidades dos MEIs em Goiás. Por toda a relevância socioeconômica dessa categoria de empreendedor, o Sebrae realiza, todos os anos, a Semana do MEI. Este ano, a 14ª edição do evento será realizada de 22 a 26 de maio em todo o estado.

Durante a semana, os empreendedores podem participar de palestras, workshops, cursos, oficinas e atendimentos gratuitos oferecidos pela instituição e outros parceiros. A programação conta com mais de 174 ações em 74 municípios do estado. Em 2022, Goiás realizou 8.805 atendimentos, e a meta deste ano é um desafio: realizar 9.600 atendimentos a microempreendedores individuais ou empresários que pensam em montar o próprio negócio.

A ação tem como objetivo orientar e capacitar empreendedores formalizados para melhoria e desenvolvimento do seu negócio e é voltada também a potenciais empreendedores que pretendem se formalizar. “As principais vantagens para os MEIs incluem a oportunidade de aprender novas habilidades e técnicas para melhorar o negócio, além de obter informações sobre as tendências do mercado e como se manter competitivo”, explica Thalita Dias, analista e gestora estadual da Semana do MEI no Sebrae Goiás.

Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio e conseguir orientações sobre finanças e marketing. Os atendimentos acontecem nas 12 agências do Sebrae Goiás, nas Salas do Empreendedor e também serão feitos pela rede de consultores credenciados e pelos parceiros.

Para conhecer a programação, os interessados podem acessar diretamente o site https://vitrine.sebraego.com.br/mei para visualizar as ações no seu município. A gestora estadual do evento adianta que serão oferecidas uma gama de atividades com temas sobre finanças, marketing, empreendedorismo, planejamento e legislação específica para os microempreendedores individuais. “Também teremos orientações sobre crédito, uma das principais dúvidas dos empreendedores”, ressalta Thalita.

As inscrições para as ações da Semana do MEI podem ser feitas pelo site. Para as capacitações, o número de vagas é limitado, e a gestora orienta os interessados a fazerem as inscrições com antecedência. Thalita ainda explica que nos pontos do Sebrae, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

Além de todos esses eventos presenciais, a Semana também conta com toda uma programação on-line com orientações de especialistas para as várias áreas de atuação do MEI, que pode ser acessada aqui: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/eventosonline#2305